Arquivo do blog

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Comentários sobre o filme: "Ensaio sobre a Cegueira"



Sinopse: 'Ensaio sobre a cegueira' (Blindness) tem como diretor o brasileiro Fernando Meirelles e é gravado na cidade de São Paulo. Conta com um elenco de primeira que inclui Julianne Moore, Mark Ruffalo e Alice Braga, esta ultima uma brasileira.
O filme conta a história de uma cegueira branca contagiosa que começa no trânsito, com um rapaz a caminho do serviço. Depois dele todos com os quais ele tem contato passa a ficar cego: o homem que rouba seu carro, dizendo que quer ajudar; o médico oftalmologista; a esposa dele; e assim por diante. No meio disso tudo a única que não se contagiou foi a esposa do doutor, porém fala que está cega, para acompanhar o marido. O decorrer da história merece ser visto para saber.


Críticas e comentários finais: O filme Ensaio sobre a cegueira é bem realista, mostrando os sentimentos e as atiturdes das pessoas, sendo elas boas ou más, no aparecimento de uma cegueira branca.
Minha crítica a ele é sobre como terminou, pois não gostei do final que não tem complemento, forçando-nos a imaginar o que viria a acontecer.PS: Não contarei o final!!!
Apesar desse meu ponto de vista, pude perceber uma semelhança desse longa, tanto com a pandêmica Gripe A, quanto com a "Loucura Contagiosa" que reinou em um mundo que acabava de descobrir a grandeza da racionalidade. Nas três situações observei que o mundo não está preparado para acolher uma doença de contágio, que traz uma perda de visão: no filme, a visão física; nos tempos de hoje, uma visão de vida; e no pós-renascentismo, uma perda de visão racional.
Como psicóloga (olha que chic!) acredito que devemos usar de meios para extinguir essa exclusão, quer existe na sociedade por motivos de doença, ja que a nossa função social é cooperar para o bom andamento dos grupos em um plano psíquico, que acarretará bons resultados num plano físico. Mesmo com todo esse apoio psicológico, sabemos que a rejeição é inevitável, pois por mais altruístas que as pessoas sejam elas se descobriram, antes, seres individualistas!!!


(Dedicado ao filme, que passou muita seriedade nos fatos ocorridos e à minha Professora Maria Rejane que me estimulou a escrever sobre um filme e me fez perceber um outro tipo de expressão: a crítica!!!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário